Fachada A Pontee: Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba

A Ponte Ateliê Educativo

A Pontee Infraestrutura

Venha conhecer o nosso incrível universo: Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba

Área Livre

Antecipadamente, a natureza torna-se a melhor descoberta para uma criança crescer saudável, assim, em contato com as formas orgânicas. Assim, antes de mais nada, em nosso Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba, a criança precisa de um espaço para correr, pular, fazendo muito exercício, enquanto brinca.

Nesse sentido, de antemão, em nosso Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba, significamos o contato com a terra, assim, as vivências e experiências ao ar livre. Dessa forma, primeiramente, parque, jardim e horta para a criança ser o que deve ser sempre, certamente, criança. Assim:

  • Área verde de parque com 233 m². N`A Pontee Ateliê Educativo, o nosso parque fica entre árvores e ninhos de passarinhos. Assim também, com pula -pula, casa na árvore, paredão de escalada, balanços, escorregador, corda bamba e teia da aranha.
  • Jardim com 129,63 m², igualmente, para brincar de corrida do saco, pique bandeira, caça ao tesouro, mãe cola e tudo que podemos inventar.
  • Jardim lateral com 25,10 m², sob o mesmo ponto de vista, para pular corda, bambolê, jogar bola e muito mais.
  • Horta com 10,70 m², logo, para plantar, cuidar e aprender com a terra.

Área Livre Coberta

Crianças na cidade, passam muito tempo entre paredes, ainda mais, aquelas que moram em apartamentos. Do mesmo modo, ficam muito tempo dentro da sala de aula. Logo, precisamos de espaço livre coberto. Pois, dessa forma, em nosso Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba, os espaços externos e cobertos, também oferecem opções lúdicas e criativas para as brincadeiras.

Afinal, podemos inventar jogos, criar livremente. Bem como, manipular diferentes materiais, como: argila, giz, tinta, entre outros.

  • Pátio Coberto com 15,04 m² para desenhar na lousa, assim também, pular amarelinha, desenhar no chão, participar das oficinas de slime e muito mais.
  • Pergolado com 17,46 m² para festas, assim também, para atividades artísticas e culturais.

Ambientes Internos

Primeiramente, seguimos os parâmetros para o uso adequado dos ambientes internos, quando se trata de atividades com crianças. De antemão, em nosso Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba, as medidas que usamos, são as indicadas pela Secretaria Municipal da Educação, em Curitiba. Antes de mais nada, afinal, como fazemos para calcular a medida de cada sala?

Assim: Crianças de 0 a 2 anos, são 2,20 m² por criança. Logo, calcular a medida total da sala, dividido por 2,20 m²Acima de 3 anos, 1,50 m² por criança. Logo, calcular a medida total da sala, dividido por 1,50 m² .

Sala de teatro

  • Salas 1 e 2 – Auditório e Teatro: totaliza 32,02 m²; capacidade para 21 crianças acima de 3 anos ou 14 crianças até 02 anos.

Na sala de teatro, realizamos atividades lúdicas, musicais e jogos teatrais. Juntamente com as educadoras, logo, brincamos de 4 elementos, morto vivo, pano encantado e muito mais.

De antemão, em nosso Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba, usamos o palco para dançar, improvisar, interpretar e tudo mais que podemos inventar. Ainda mais, para brincar, usamos os fantoches, tecidos coloridos e fantasias.

Brinquedoteca

  • Sala 3 – Brinquedoteca: 18,16 m²; capacidade para 12 crianças acima de 3 anos ou 8 crianças até 02 anos.

A brinquedoteca do nosso Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba, conta com jogos de tabuleiro, jogos pedagógicos, Lego e outros brinquedos.

Frequentemente na brinquedoteca, temos tempo para dançar, cantar e ao mesmo tempo, sugerir brincadeiras. Acima de tudo, o mais importante da brinquedoteca, certamente, se faz na interação, na socialização e diversão dos pequenos.

Biblioteca de Estudos

  • Sala 4 – Biblioteca de estudos: 10,03 m²; capacidade para crianças 06 acima de 3 anos ou 4 crianças até 02 anos.

A nossa sala de estudos conta com janela para a nossa horta. Temos muitos livros infantis, quadrinhos, livros de desenhos e outros. Certamente, realizamos as atividades de casa, acompanhados por uma professora. Assim também, estudamos para as provas e revisamos nossas tarefas escolares.

No entanto, vamos mais longe…

Ainda mais, brincamos com os jogos de matrizes lógicas, jogos Eureka. Conhece? Definitivamente, se faz muito interessante: A proposta dos jogos Eureka direciona o estudo da matemática de modo lúdico e apaixonante. Acima de tudo, nossa sala de estudos, é um ambiente de trocas e descobertas de novos conhecimentos, lugar dos livros, nossa biblioteca!

Sala de robótica

  • Sala 5 – Sala de robótica: 15,80 m²; capacidade para 10 crianças acima de 3 anos ou 7 crianças até 02 anos.

Na sala de robótica aprendemos a programação de robótica, com material da Lego. Indicado para maiores de 6 anos. Definitivamente, alguns projetos que desenvolvemos, definitivamente são fantásticos: Montar o carrinho e programar para andar. Montar a roda gigante e programar para girar. Montar o simulador de terremoto e programar para tremer. E muito mais…

Ateliê de artes

  • Sala 6 – Ateliê de artes: 29,63 m²; capacidade para 19 crianças acima de 3 anos ou 13 crianças até 02 anos.

Então, nosso ateliê de artes é colorido, afinal, entre telas, tintas, pincéis, aquarelas, esculturas e práticas criativas. Sobretudo, na sala do ateliê de artes, trabalhamos com o mínimo de técnica e contexto da arte. Assim, temos o contato com a fruição de obras de arte, através de galerias virtuais. Dessa forma, podemos fazer nossas composições e interpretações artísticas.

Sala de Psicomtricidade

  • Sala 7 – Sala de espelho: psicomotricidade: 17,70 m²; capacidade para 11 crianças acima de 3 anos ou 08 crianças até 02 anos.

Conforme citamos, uma sala destinada para o trabalho corporal. Conforme nossa proposta, significamos a consciência corporal, por meio da yoga e praticas psicomotoras. Logo, realizamos atividades de psicomotricidade. Enfim, podemos rolar, pular e brincar. Em conclusão, afinal, temos yoga para alongar e relaxar.

Refeitório

Inegavelmente, todos os dias, logo cedo, contamos com um gostoso lanchinho. Ainda mais, temos um delicioso almoço. Enfim, contamos com um saudável lanche da tarde.

Ao mesmo tempo, usamos alguns produtos da nossa horta: alface, tomate, couve-flor, por exemplo. Ao passo que na época do inverno, tiramos limão dos nossos limoeiros. As crianças preparam o suco. Também manipulamos alimentos, seguindo receitas culinárias.

A Ponte Ateliê Educativo – A Pontee: Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba

Enfim, A Pontee significa o Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba. Ainda mais, a saber, o cenário é desenhado e pensado nas tessituras entre a escola, A Pontee e a família.

Concluindo, A Ponte Ateliê Educativo – A Pontee, Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba, é poesia, afeto e socialização, ainda assim, com um olhar alargado para muitas possibilidades inovadoras e criativas em práticas pedagógicas significativas.

A Ponte Ateliê Educativo – A Pontee

Rua Carlos Augusto Corneasen, 252. Bom Retiro. Curitiba

TELEFONE: 41 -30430372 WHATS 41 -92758932

https://www.instagram.com/aponteeducativo/

https://www.facebook.com/apontee.com.br/
Visite: Contraturno e Colônia de Férias em Curitiba
Simone Brichta

Simone Brichta

Diretora Pedagógica - A Ponte - Ateliê Educativo. Mestre em Educação Brasileira - UFC. Especialista em Metodologias do Ensino das Artes - UECE. Especialista em Gestão Escolar - UFC. Psicopedagoga - UFC. Pedagoga - PUCPR.

Leave a Reply

Contato
(41) 99275-8932
(41) 3043-0372
contato@apontee.com.br

Endereço
Rua Carlos Augusto Cornelsen, 252
Bom Retiro/Boa Vista.
Curitiba-PR. CEP 80520-560.

A Ponte - Ateliê Educativo ® 2019.
Desenvolvido por Eduardo Zuchowski.