Foi ouvindo o relato de pais e educadores que concretizamos A Ponte. Escutamos muitas mães que estavam preocupadas com o atendimento dos filhos no contraturno das escolas regulares. Pois, as crianças passavam o tempo do contraturno em uma única sala. Nesse local, faziam as tarefas de casa. Assim, apenas saindo dessa sala para uma ou duas atividades semanais, em outros espaços da escola regular.

As escolas regulares atendem preferencialmente os alunos do tempo destinado as séries, por turmas. E o contraturno? Muitas vezes, o contraturno é um puxadinho da escola. Contudo, é bom investigar, saber o que cada aluno faz no contraturno de uma escola regular. Ora, é muito importante conversar e saber mais. Pois, o espaço de uma sala limita, enquanto a capacidade de circular em diversos espaços e exercer autonomia criativa é enriquecedor para aprendizagens significativas.

A Ponte nasceu da ideia de atender as necessidades das crianças no contraturno, de fazer diferente, com atendimento especial, personalizado e uma proposta pedagógica contextualizada com referências inovadoras.

O contraturno A Ponte Ateliê Educativo é um tempo de realizar as atividades de casa, aprender brincando, com música, jogos teatrais, arvorismo, artes, robótica, horta, psicomotricidade e muito mais.

A Ponte ateliê Educativo busca ofertar qualidade em práticas educativas significativas, com olhar especial para cada criança. Conhecemos todos pelo nome e oferecemos um espaço aconchegante. As oficinas acontecem de modo muito lúdico, enquanto toda a infraestrutura é exclusivamente dedicada a atender os educandos que estão no contraturno escolar.

Nesse sentido, entendemos que o tempo de cada criança é respeitado, pois apesar de uma hora dedicado ao acompanhamento pedagógico, os outros tempos são muito criativos.

Assim, fica a dica: contraturno precisa ser tão especial quanto o tempo da educação formal, é nesse tempo que a criatividade e a interação com os outros colegas é especial.
A Ponte apresenta como princípios orientadores para a organização do ambiente educativo, uma formação integral, sistêmica, orgânica, humana.

Os educandos são incentivados a dialogar e participar coletivamente das decisões. Se desdobra no acompanhamento pedagógico e fomento de práticas educativas significativas. Culmina em proposições socializadoras, quando a mediação dos educadores se dá como estimuladora.

Desse modo, a mediação educadora, presencial, é fundamental em torno das experiências, dificuldades e oportunidades, assumindo direitos e exigindo responsabilidades, no exercício do reforço positivo e firmeza na abordagem participativa, em metas compartilhadas na unicidade da prática consistente em um ambiente atraente, com regras de disciplina claras e consensuais.

Venha conhecer nosso incrível universo

Agende uma visita aqui, traga os pequenos para passar um período (manhã ou tarde) sem custos – período experimental.

Aguardamos vocês!

Simone Brichta

Simone Brichta

Diretora Pedagógica - A Ponte - Ateliê Educativo. Mestre em Educação Brasileira - UFC. Especialista em Metodologias do Ensino das Artes - UECE. Especialista em Gestão Escolar - UFC. Psicopedagoga - UFC. Pedagoga - PUCPR.

Leave a Reply

Contato
(41) 99275-8932
(41) 3043-0372
contato@apontee.com.br

Endereço
Rua Carlos Augusto Cornelsen, 252
Bom Retiro/Boa Vista.
Curitiba-PR. CEP 80520-560.

A Ponte - Ateliê Educativo ® 2019