O motivo de trabalhar com crianças de diferentes idades é estimulador, tanto para o educador, quanto para as crianças.

Em muitos espaços educativos, como o exemplo da escola da Ponte, em Portugal, fundada por José Pacheco, isso acontece de modo natural. As crianças não se agrupam em salas por séries e faixa etária. Podem aprender livremente em vários espaços da escola,  assim, desenvolvendo autonomia, buscando conhecimento. A escola da Ponte é uma referência mundial. Lá, já foram realizadas muitas pesquisas que reconhecem a prática pedagógica da escola como significativa e transformadora, no sentido de um novo olhar para a Educação.

Na Ponte Ateliê Educativo, crianças de diferentes idades, entre o2 e 12 anos, convivem juntas, interagem, participam de práticas educativas de musicalização, horta, jardinagem, teatro,  entre outras.

Atuamos com crianças entre 02, até juvenis que estão próximos de completar 13. Qual o motivo?

Cada ambiente é desenhado de acordo com as necessidades de determinada idade. Assim,  a faixa etária que atendemos pode interagir livremente em todos os espaços. Sobretudo, o planejamento de cada espaço, cada cantinho, precisa ser pensado para esse público. Foi assim que pensamos A Ponte Ateliê Educativo.

Nesse sentido, sempre respondemos as mães que nos procuram: A Ponte Ateliê Educativo não é um espaço para crianças do maternal. Mesmo que tenhamos espaços onde essas crianças possam brincar: sala de psicomotricidade, jardim,  sala de teatro.  E a brinquedoteca? Não! Temos os brinquedos que levam na boca (Lego com peças pequenas). Também, os brinquedos do parque, a casinha na árvore, as mesas e cadeiras,  ateliê de artes, são para crianças a partir de 4 anos.  Tudo isso exige uma coordenação motora que não é apropriada para os pequenos entre 01 e 03 anos.

A fase maternal, exige cuidado especial:  salinha do sono, banheiros (muito importante), cantos emborrachados, mesas e cadeirinhas apropriadas. Assim, respondemos que não podemos aceitar o público de maternal, pois, isso não seria um ato responsável.

Buscamos esclarecer aos pais que procuram A Ponte Ateliê Educativo, que nosso olhar é pedagógico e o foco são as crianças. Um espaço poderia ser desenhado para crianças do maternal e infantil, porém, nunca o mesmo espaço pode atender maternal, infantil e fundamental. Entendem? Os objetos para cada idade é bem diferente, sobretudo, esses objetos formam a composição dos espaços.

Desse modo, o espaço precisa ser projetado de modo diferente.  Trabalhar com crianças é coisa séria! Certamente, sabemos que certas ferramentas não devem estar ao alcance dos pequenos! Por isso, criança pequena usa tesourinha de ponta redonda, nunca tesoura grande. Por isso, criança pequena brinca com brinquedinhos pequenos na horta, nunca, nunca com uma enxada de verdade. Por isso, criança pequena não pega um serrote grande na aula de marcenaria, usa uma serrinha ou lixa!

Fica a dica!

Simone Brichta

Simone Brichta

Diretora Pedagógica - A Ponte - Ateliê Educativo. Mestre em Educação Brasileira - UFC. Especialista em Metodologias do Ensino das Artes - UECE. Especialista em Gestão Escolar - UFC. Psicopedagoga - UFC. Pedagoga - PUCPR.

Leave a Reply

Contato
(41) 99275-8932
(41) 3043-0372
contato@apontee.com.br

Endereço
Rua Carlos Augusto Cornelsen, 252
Bom Retiro/Boa Vista.
Curitiba-PR. CEP 80520-560.

A Ponte - Ateliê Educativo ® 2019