O Contraturno escolar e o tempo de estudar e brincar.

A Ponte Ateliê Educativo significa que o acompanhamento pedagógico é mais que uma lição ou o fazer pelo fazer.

O contraturno envolve a a mediação educadora presencial. É despertar o interesse pelo estudo, porém, com olhar alargado para cada um.  Assim, diferente do reforço escolar, ou aula particular, o acompanhamento pedagógico auxilia no tempo direcionado para as atividades escolares, promove intervenções e dedica-se ao exercício da autonomia.

Contudo, fomenta o lúdico, poético e imaginário. Sobretudo, descarra a ideia de reforço, pois quem vai para o reforço já sente nas costas – em todo o corpo e mente – o peso do termo – reforço para quem não acompanha as matérias, para quem tem dificuldades, para quem não é tão bom.  Enfim, reforço é horrível, tão ruim quanto a aula particular, pois, não existe nada no sentido de ser singular, levando em conta o tempo de cada um – para movimento e pensamento.

O acompanhamento pedagógico é mais que isso, pois estimula as qualidades, partilha as dúvidas em pares, busca reconhecer as dificuldades, analisando cada caso, para assim, crescer juntos. Nesse contexto, o contraturno para A Ponte Ateliê Educativo é isso, um círculo que desenvolve o conhecer as necessidades e superar as dificuldades, com o tempo de acompanhamento da aprendizagem escolar, ora, com muito tempo para brincar!

Assumimos a responsabilidade com a dinâmica das tarefas e avaliações educacionais, ora, com sabedoria para o aproveitamento do Ser Criança! Assim, nos divertimos muito: pulando, escalando, fazendo teatro, curtindo musicalização, pintando o 7 no ateliê de artes, mergulhando na horta e jardinagem, jogando peteca, tabuleiro, criando com lego e transitando entre as brincadeiras antigas e as novas tecnologias de modo criativo, sem sufoco, sem tormento.  A Ponte é um universo que gravita mágico, quando quem desenha os momentos são as crianças.

Desse modo, são as crianças que decidem em conjunto o tempo de estudar e brincar , assim, tecem uma incubadora de ideias criativas. Pois, assumem responsabilidades e desenvolvem regras que vão sendo construídas no exercício das experiências, quando também são atraídos por vivências significativas em práticas pedagógicas divertidas e estimulantes.

Simone Brichta

Simone Brichta

Diretora Pedagógica - A Ponte - Ateliê Educativo. Mestre em Educação Brasileira - UFC. Especialista em Metodologias do Ensino das Artes - UECE. Especialista em Gestão Escolar - UFC. Psicopedagoga - UFC. Pedagoga - PUCPR.

Leave a Reply

Contato
(41) 99275-8932
(41) 3043-0372
contato@apontee.com.br

Endereço
Rua Carlos Augusto Cornelsen, 252
Bom Retiro/Boa Vista.
Curitiba-PR. CEP 80520-560.

A Ponte - Ateliê Educativo ® 2019